quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conheça histórias de quem convive bem com a esclerose múltipla, uma doença autoimune

O programa Vida e Saúde  fala sobre Esclerose Múltipla de forma leve mostrando histórias de superação de vida!
Além disso, o Neurologista Márcio Menna Barreto (meu neuro também), fala sobre a figura do jovem com Esclerose Múltipla em 2012.

Vale a pena assistir, muito bom!

Abraços

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/vida-e-saude/videos/t/edicoes/v/conheca-historias-de-quem-convive-bem-com-a-esclerose-multipla-uma-doenca-autoimune/1964282/


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Corticoideando

Direto da aula para o Hospital, sim, comecei a trocar as pernas e como não havia bebido, pensei: Opa tem algo de errado comigo...haha, brincadeira!
Vinha sentindo dores nas pernas já fazia uns 10 dias, mas sempre melhorava, até que não melhorou! Daí foi correr para o hospital!
Chegando lá, com meu Docinho (pra quem não sabe Docinho é meu Noivo) fui para a sala de medicação, mas meu noivo não podia ficar muito tempo. Quando o médico chegou e conversou comigo, já me deu internação e lá me fui (eu mesma e Deus) fazer minha internação. Estava bem!
No dia mesmo iniciei o corticóide na veia e os sintomas já começavam a se despedir de mim!
(tipo saia deste corpo que não te pertence...hehe)
Exames e mais exames e a famigerada ressonância magnética que já nem é mais tão temida por mim assim...  Ainda mais que cada vez que a faço tenho notícias positivas!
Simmm
Isto mesmo que vocês leram, eu tive sintomas, fui parar no hospital, fiz corticóide na veia por 3 dias, no entanto, minha ressonância que é o principal não apresentou novas lesões e ainda tive melhoras de novembro para cá!
Demais!
Bom, mais tranquila e já atendida fiz amigos na sala de medicação (já que não tinha nada para fazer né, ficamos conversando e dando boas risadas). Cada um com uma história de vida, em uma situação diferente, vindos de lugares diferentes e naquele momento unidos pela mesma causa: UM LEITO!
Hehehe
Sim, escolhi um dos dias mais agitados para parar nas poltronas da medicação do Hospital Mãe de Deus,gente que caos aquilo!
Mas no fim tudo deu certo e cada um recebeu seu leito tranquilo para uma boa noite de sono! Apesar de que todos queríamos mesmo era ir para nossas casas, mas isso ficou para o outro dia.
Enfim, na sexta-feira voltei para meu lar, doce lar, agora sem sintomas, confiante em Deus e feliz em saber que minha ressonância melhorou ainda mais!
Para eles sou um caso atípico e gosto disto! hehe
Ainda me curo...
Até mais

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Exercitando os neurônios

Venho fazendo fisioterapia a algum tempo, já obtive diversas melhoras e sinto que meu corpo pede cada vez mais movimento. Pensando nisso decidi voltar à academia!!!
Simmm, sinto a deliciosa sensação de estar retomando minha vida (no sentido de poder fazer tudo o que sempre fiz e muito mais). 


A sensação é fantástica!


Com todo o ocorrido aprendi a valorizar as pequenas coisas da vida, aquelas que sempre escutamos que devem ser valorizadas, que achamos muito bonito no discurso, mas que nunca paramos para enxergá-las e realmente valorizá-las.


Outra coisa que sempre escutamos e que está bem em alta é sobre os benefícios dos exercícios físicos, mas que benefícios são estes para o cérebro exatamente? 


Me fiz essa pergunta, já que é de máximo interesse meu descobri-los, por isto trago alguns aqui:


Os exercícios aeróbicos estimulam a criação de novos neurônios, o que era impensável até o fim dos anos 90, quando se acreditava que nascíamos com uma quantidade certa de neurônios (cerca de 86 milhões) e que esse número só diminuiria com os anos.

"Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse", afirma Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Unicamp. Isso quer dizer que os exercícios físicos não só aumentam a quantidade de jogadores em campo no cérebro (que seriam os novos neurônios) como também melhoram a qualidade do passe entre eles (sinapse).



Os exercícios fazem com que nos tornamos mais inteligentes. Segundo o neuropsiquiatra John Ratey, professor da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard), os exercícios físicos ajudam na produção de células cerebrais que agem sobre a memória e o aprendizado. Os exercícios trazem diversos benefícios ao nosso cérebro, eles regulam a ansiedade e o estresse, melhoram a atenção, a memória, a capacidade de aprendizado e aumentam a capacidade de superar frustrações.


Resumidamente podemos dizer que a atividade física regular nos torna mais inteligentes, pois prepara o cérebro para que este possa assimilar mais informações. Os exercícios físicos aumentam a liberação do BNDF, que é um fator neurotrófico que estimulam o crescimento de células nervosas em nosso cérebro.

Diante dos benefícios proporcionados ao cérebro, os exercícios físicos já começam a ser vistos como remédio para tratamento de algumas doenças; tais como a depressão. Segundo a Câmara dos Comuns, do Reino Unido, a atividade física deveria fazer parte de um procedimento básico para combater a depressão.



Um outo mal que pode ser combatido através da atividade física é o estresse. Da mesma forma que nos resistentes fisicamente, os exercícios faz com que nossa mente também fique forte; e, sendo assim, para que o estresse nos atinja é preciso uma carga maior de problemas.


Diferentes testes psicológicos e mentais mostraram que o exercício aeróbio apresenta melhores resultados quanto à capacidade de resolver problemas e tomar decisões mais rápidas e precisas. O exercício físico aeróbio de intensidade moderada provoca a liberação de hormônios e neurotransmissores (substâncias químicas presentes no cérebro) envolvidos em vários processos cognitivos, como a memória e aprendizagem. 


Ou seja, cada vez mais descobre-se as vantagens de exercitar-se, eu já comecei... e vocês o que estão esperando? Mexam-se!


Até a próxima

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Desinformada

Lendo artigos na internet cheguei a este que posto o link aqui, porque realmente eu acredito que vale a pena todos lerem!
Fala sobre a quantidade de tóxicos que estamos expostos diariamente e que levam a doenças como o câncer e a ESCLEROSE MÚLTIPLA dentre outras...
Estamos muito desinformados, logo vulneráveis a este tipo de situação cada vez mais... É uma pena!

http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/outubro_10/23.xampus.html

Até a próxima

terça-feira, 1 de maio de 2012

Espiritualidade

A história de doença e de superação do Reinaldo Gianecchini emocionou o Brasil e a mim também e lendo uma entrevista dele falando que se submeteu à cirurgia espiritual trouxe à tona meu lado espiritual novamente.


Não que algum dia eu tenha deixado a espiritualidade de lado, tenho educação católica de família, porém coração espírita.

Desde criança sempre gostei das palavras de Chico Xavier e me identificava muito com o Espiritismo, já fui em centros espíritas, mas seguir realmente a doutrina nunca segui.
Faz algum tempo conheci o Nosso Lar, núcleo espírita, que ajuda pacientes com doenças graves, principalmente com câncer e com doenças degenerativas. Segue o link:
http://www.nenossolar.com.br/

Bom, lendo sobre o caso do Giane pensei que eu estava com a faca e o queijo nas mãos e era hora de agir!

Foi assim que entrei no site do Nosso Lar e com um ato simples e rápido fiz o pedido de atendimento a distância do Nosso Lar, por três dias segui os procedimentos.
O que tenho a dizer?
É que não há preço e nem explicação diante da sensação de paz interior que sentimos!
É muito bom...
Meu próximo passo é conhecer este núcleo espírita e realizar a cirurgia espiritual também!
Quero poder seguir a doutrina, mas acho que ainda não chegou a hora certa para eu dedicar-me a ela como desejo!
Enquanto isto, sigo lendo sobre o assunto e o mais importante de tudo CRENDO verdadeiramente no Espiritismo e em Deus!
Até a próxima