sábado, 25 de fevereiro de 2012

A PNL em minha vida

Primeiro, o que é PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) oferece um modelo que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, para que cada um seja capaz de identificar e aproveitar suas capacidades para alcançar os resultados que deseja. Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana.
O nome Programação Neurolinguística resume os três pontos complexos que são estudados pela disciplina. O "Neuro" remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. "Linguística" refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais. Por fim, o termo "Programação" pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador. O cérebro seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Com a PNL, é possível "reprogramar" o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado. Fonte: SBPNL (http://pnl.com.br/siteSobre/home)
Agora, a PNL para mim...
A PNL entrou na minha vida no momento mais necessário e certo que poderia haver. Quando a conheci logo desejei encontrar um profissional próximo a mim e dar início ao trabalho, foi assim que encontrei o neuro que me acompanha até hoje e que me ajudou a transformar-me em quem sou hoje. Como ele mesmo diz: Meu treinador! hehe
Por meio da PNL eu descobri quem eu era, como eu me enxergava (acreditem, eu não tinha isto bem definido), descobri minhas fraquezas e, também minhas forças. Aprendi, aprendi e aprendi! 
Aprendi a saber o que eu realmente desejo para a minha vida, aprendi a olhar para a Carina que mora dentro de mim e que estava gritando por socorro. Sim, eu aprendi a me comunicar comigo mesma e foram com "conversas" com minha bexiga que reaprendi o controle urinário, com exercícios e muita meditação que recuperei mais de 40% da visão do olho esquerdo. Foi através da atenção focada para meu interior que me auxiliou a passar 1 ano e meio da minha vida sem ter nenhum surto de EM e sem tomar medicamentos imunossupressores/imunomoduladores (e outras coisitas mais que conto em outro momento). Que fez minha ressonância magnética apresentar uma melhora inexplicada pela medicina clássica. E, além disso tudo, foi ela que me ajudou a conversar com todo o nervosismo que habitava meu interior o qual, muitas vezes fazia, eu perder para mim, antes mesmo de tentar!
Mas mais importante do que tudo isso, foi a PNL que me ensinou a olhar para a vida e não para a doença, a perceber que a EM é apenas uma fase na minha vida, que é muito maior do que isto e é para ela que eu tenho que olhar e não ficar aprisionada em uma doença. Isto vale para qualquer doença que tenhamos, somos humanos e todos estamos sujeitos, mas o que nos diferencia uns dos outros é a maneira como escolhemos olhar para nossa vida e vivê-la.
Estou aprendendo muita coisa ainda e como diz o velho dito popular: "A gente morre e não sabe tudo."
PNL é para a vida, ninguém precisa esperar acontecer algum episódio ruim na vida para usá-la ao nosso favor! (lembrem-se disso)
Enfim, ainda é difícil para eu falar sobre todas essas mudanças na minha vida, ainda me incomoda quando sinto fraqueza na perna ou enxergo embaçado, porque eu ainda tenho alguns sintomas (reversíveis, graças a Deus!). E falar com as pessoas sobre isso não me parece natural, por isso fazer esse blog é mais uma etapa no meu aprendizado da vida, quero aprender a falar sobre isto sem estereótipos, sem preconceitos! Quero me livrar desse peso!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário